Argentina e Colômbia protagonizam final inédita na Copa América 2024
Neste domingo (14), às 21h (de Brasília), Argentina e Colômbia duelam pelo troféu da Copa América 2024, no Hard Rock Stadium em Miami, na Flórida. A Seleção Argentina briga pelo bicampeonato consecutivo, buscando se isolar como a maior campeã da competição com 16 títulos.
Já os colombianos disputam novamente uma final de Copa após 23 anos, quando conquistaram sua primeira e única taça, em 2001 contra o México.
Retrospecto:
Em 40 confrontos entre as equipes na história, a seleção Albiceleste é quem leva vantagem com 20 vitórias, enquanto a Colômbia registra 9, e ao todo somam 11 empates. O último encontro aconteceu durante a Copa América passada, em 2021, quando se enfrentaram nas semifinais, empatando no tempo regulamentar e decidindo nos pênaltis. Nesta ocasião, a Argentina levou a melhor, sagrando-se campeã diante do Brasil, na final.
Argentina:
Os argentinos chegam a decisão do torneio com 100% de aproveitamento na fase de grupos. A equipe passou na primeira colocação do grupo A, e enfrentou nas quartas de finais a Seleção equatoriana, garantindo a classificação nas penalidades depois de empatar em 1 a 1 durante os 90 minutos. Logo na fase seguinte, a equipe comandada por Lionel Scaloni venceu o Canadá por 2 a 0, mantendo o favoritismo.
Mesmo com o desempenho abaixo do esperado, a atual campeã mundial mostra em campo o trabalho de Scaloni, que comanda a Seleção Argentina desde 2018, sendo possível notar a força e a “casca” da equipe, principalmente ao lidar com as adversidades. Além de contar com seus principais atletas nos momentos decisivos, como o goleiro Dibu Martínez e seu ótimo aproveitamento nas cobranças de pênaltis.
Vale ressaltar também que esta Copa América marca a despedida do ídolo argentino, Ángel Dí Maria, e talvez uma das últimas danças de Lionel Messi vestindo a camisa Albiceleste pela competição.
Provável escalação: Emiliano Martinez; Molina, Romero, Lisandro Martinez e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernandez, Mac Allister e Di Maria; Messi e Julian Alvarez. Técnico: Lionel Scaloni
Colômbia:
Com duas vitórias e um empate na fase de grupos, a Seleção Colombiana se classificou liderando o grupo D do torneio. Ao passar em primeiro lugar, a equipe enfrentou o Panamá nas quartas, vencendo por 5 a 0. Já nas semifinais, em uma partida disputada e recheada de polêmicas, os Cafeteros venceram o Uruguai por 1 a 0, garantindo vaga na final.
Comandada por Nestor Lorenzo desde 2022, com um futebol leve, envolvente, e com o protagonismo de James Rodríguez, Richard Ríos e companhia, a Colômbia chega a uma semifinal de Copa América novamente, e procura quebrar o jejum de títulos da Seleção já colhendo frutos desse início de trabalho e dessa nova geração colombiana.
Para o último confronto do campeonato, o único desfalque na equipe de Nestor Lorenzo é o defensor, Daniel Muñoz, expulso na partida contra o Uruguai.
Provável escalação: Vargas; Santiago Árias, Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma, Richard Ríos, Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e Jhon Córdoba. Técnico: Néstor Lorenzo.
Ficha Técnica:
Data e horário: 14/07 - 21h (de Brasília)
Local: Hard Rock Stadium, Miami (EUA)
Arbitragem:
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Bruno Pires e Rodrigo Correa
VAR: Rodolpho Toski Marques e Danilo Manis