Copa Espírito Santo tem início neste sábado
Pelo segundo ano consecutivo, a Copa Espírito Santo tem início com um intervalo de poucos dias, após o fim do Campeonato Capixaba. A bola começa a rolar a partir deste sábado, com a rodada de estreia da competição Estadual, que será disputada por 12 times. O futuro campeão garante a vaga para a Série D do Brasileirão 2024, enquanto o vice se classifica para a Copa Verde 2024.
Capixaba, GEL, Linhares FC, Nova Venécia, Pinheiros-ES, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, São Mateus, Serra e Sport-ES estão na disputa. Os tradicionais Vitória-ES, Desportiva Ferroviária e Estrela do Norte desistiram de jogar a competição.
20ª edição da Copa ES terá um formato diferente. Na primeira fase, os 12 times se enfrentam em turno único. Ao final das 11 rodadas, os oito melhores avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos se classificam para as semifinais, que também será em sistema de mata-mata. Nas duas fases, não existe vantagem.
Os finalistas decidem o título em jogo único no Kleber Andrade, com disputa de pênalti em caso de empate. Após o pagamento das despesas, a renda será revertida em 70% para o clube campeão e 30% para o vice-campeão.
A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) vai arcar com despesas de taxas de arbitragem, quadro móvel e de fornecimento de bolas e coletes. A competição será transmitida pela TV Educativa, na TV aberta e nas redes sociais Youtube e Facebook.