3 mil motoristas são multados todo mês no ES por causa de licenciamento atrasado
Em dias, locais e horários alternados, agentes de trânsito vão para as ruas com a missão de fiscalizar condutores que insistem em assumir a direção sem respeitar as leis.
Fazendo um recorte do ranking das 10 infrações mais cometidas no Espírito Santo, um dado chama a atenção: 31.515 condutores foram autuados por conduzir veículo sem licenciamento em dia, o que equivale a mais de 3 mil por mês, de janeiro a outubro deste ano.
A infração é a quarta mais cometida este ano, segundo dados do Observatório de Trânsito do Estado, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). As duas primeiras referem-se ao excesso de velocidade, seguida de avanço de sinal vermelho.
Jederson Lobato, gerente de fiscalização do Detran-ES, destaca que o órgão, junto com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), realiza ações rotineiras com foco na segurança viária e na redução do número de acidentes e mortes
No momento da abordagem, o motorista que está em débito pode fazer o pagamento do valor devido, desde que compensado na hora e que já conste no sistema enquanto a blitz acontece. Para isso, ele não pode ter nenhuma pendência, a exemplo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Se a situação não for regularizada, o veículo é apreendido e removido para um pátio credenciado, com pagamentos de taxas.