Administradora dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, Vports anuncia melhorias na estrutura

Administradora dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, Vports anuncia melhorias na estrutura

Atenta à necessidade da interligação com o modal ferroviário, reforma de berços e obras de infraestrutura, a Vports fará neste ano o investimento de R$ 150 milhões em obras de melhorias nos porto que administra no Espírito Santo.

A concessionária dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho busca modernizar processos e conceder ainda mais competividade ao complexo portuário capixaba. “É um momento importante para apresentar os novos projetos, investimentos e as oportunidades que surgem para a cadeia num contexto de maior autonomia e dinamismo. Temos um novo porto, com uma cara nova e mais conectado com os anseios do mercado e sociedade”, falou Ilson Hulle, diretor-presidente da Vports.

Cronograma

Das melhorias a serem realizadas com o investimento, a concessionária apresentou neste primeiro momento as do Porto de Capuaba. Tratam-se de reformas da estrutura ferroviária na área interna do porto, que devem ter início ainda neste mês. “O trabalho começou em fevereiro de 2023 e, de lá para cá, focamos no desenvolvimento do projeto de engenharia. Este projeto será transformador para a Vports”, explicou o diretor.

A estrutura ferroviária que receberá recursos para reforma foi idealizada para aumentar o volume de cargas escoado, de cerca de 7 milhões de toneladas no ano passado para 10 milhões de toneladas em 2028.

Segundo a Vports, estudos realizados apontaram as intervenções necessárias para a nova matriz futura de carga. A previsão é que as obras estejam concluídas em setembro deste ano. Ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a nova estrutura ferroviária será utilizada em um primeiro momento para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.

Já na segunda fase, o projeto contemplará outros granéis sólidos, além de analisar a viabilidade da captura de combustíveis sólidos até 2029. “O projeto é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária. Temos uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil”, explicou Hulle.