Coluna Dr. Guilherme Laporti: Quando está indicada a cirurgia das amígdalas?
Por Dr. Guilherme Laporti
As amígdalas são um par de órgãos linfoides presentes na faringe. Durante a infância elas tem um papel no desenvolvimento da imunidade das crianças, mas durante a idade adulta, essa importância é suplantada por outros órgãos.
Muitos adultos e principalmente crianças sofrem com distúrbios causados pelo aumento de suas amígdalas. Elas podem ser alvos de infecções frequentes, as famosas amigdalites. Podem também ser causa de roncos, distúrbios da deglutição, da voz e acumular aquelas bolinha brancas fedorentas que podem ficar agarradas na garganta, os chamados cáseos.
Em grande parte dos casos, a cirurgia para retirada das amígdalas é a solução para esses problemas. Aí vão algumas indicações para a sua retirada:
⁃ Infecções frequentes que atrapalham a qualidade de vida
⁃ Aumento exagerado do seu tamanho, levando a roncos e apneia do sono
⁃ Alteração da deglutição e da voz causadas pelo seu aumento
⁃ Dores crônicas de garganta devido a amigdalite crônica
⁃ Presença de cáseos que não se resolve com tratamento clínico
Vale lembrar que a cirurgia é feita sob anestesia geral, e seu pós operatório demanda alguns cuidados para que tudo ocorra bem.
Se algum desses problemas está presente na sua vida, passe por uma avaliação do Otorrinolaringologista. Ele é o profissional certo para indicar e realizar essa cirurgia.
Dr Guilherme Laporti atendo em Aracruz na Rua Napoleão Nunes Ribeiro dos Santos, 182
na Clínica Médica Zilca, no Centro.