Coluna Missionário Marcelo Marques: ONG Brasil sem Fome em Aracruz
Atualmente são 33,1 milhões de seres humanos vivendo sem saber se vão fazer ao menos uma refeição no dia de hoje, mais de 14 milhões de brasileiros. Esses e outros dados vem sendo apresentados pela ONG Brasil sem Fome de Aracruz, na qual somos Presidente.
Criamos a ONG com intuito de amenizar um pouco este imenso problema da fome, é mais do que algo puramente social, é também econômico e político, o termo “insegurança alimentar” tem relação não apenas com a qualidade do que se come mas, principalmente, com a quantidade e frequência.
A exclusão social, a pobreza e a fome são fenômenos sociais mundiais tão antigos quanto o ideal pela busca de uma sociedade equitativa. Impressiona profundamente a sua face mais cruel: a fome como impossibilidade dos cidadãos de acessar a direitos sociais básicos, em virtude do processo de concentração de renda e acesso desigual às oportunidades na sociedade brasileira.
Tratar o problema da fome como questão nacional e não como fatalidade individual é responsabilidade de toda sociedade e dos governos, nas suas esferas federal, estaduais e municipais.
O objetivo da nossa ONG é fazer um compilamento teórico dos conceitos da fome e da pobreza discutidos por pesquisadores dos quais a geografia se apropria. Metodologicamente esta pesquisa foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas, artigos científicos, órgãos internacionais e projetos governamentais.
Vamos continuar nossa luta, fazendo nossa parte e ajudando o máximo de pessoas em Aracruz e região, com ajuda dos amigos (as), parceiros (as), e autoridades da nossa cidade.