Culminância do projeto “Rotas e Redes Literárias” acontece em João Neiva
No último dia 09 de março, o projeto “Rotas e Redes Literárias” entregou para a cidade de João Neiva um grande evento cultural, cuja programação abarcou uma diversidade de atividades artísticas e lúdicas, com centralidade na mediação da leitura literária. O evento, denominado Estações Literárias, foi a culminância da formação em mediação de leitura para professores da rede de educação de ensino do município, que estava em curso desde agosto de 2021.
O evento aconteceu no Mercado Municipal da cidade, de 8 às 11h, e recebeu 500 alunos das escolas municipais de João Neiva. A abertura contou com a presença do Prefeito Paulo Sérgio Micula, da secretária de Educação Marciela José e de representantes da Fundação Vale. Na sequência, as crianças foram distribuídas entre todas as oficinas disponíveis e puderam participar de algumas delas ao longo do tempo que estiveram no local.
No total foram doze oficinas de arte, literatura, brincadeiras, quitandas, teia de livros e muitas atividades criativas e divertidas que povoaram João Neiva de histórias e encantamentos, ofertadas pelos professores participantes do projeto e da equipe de educadores do Instituto de Arte Tear, do Rio de Janeiro.
O evento é parte do projeto "Rotas e Redes Literárias", uma iniciativa da Fundação Vale, realizado pelo Instituto Tear em parceria com a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Educação (Semed).
O Projeto tem o objetivo de incentivar a leitura e transformar os educadores em multiplicadores desse hábito com os alunos.