ES registra 511 assassinatos no 1º semestre de 2023
O Espírito Santo registrou 511 assassinatos de janeiro a junho de 2023, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O levantamento aponta que embora o estado venha registrando queda nos homicídios dolosos nos últimos três meses, o número do 1º semestre está quase 8% maior do que o mesmo período no ano passado.
De janeiro a junho de 2022, o estado tinha registrado 474 homicídios dolosos.
Nos dados coletados pelo Observatório da Segurança Pública, crimes de homicídios dolosos - que possuem a maior parte dos registros -, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, juntos, somam 528 casos de janeiro a junho. Todos eles são classificado como crimes letais intencionais.
O levantamento também traz dados que mostram que o mês de março, até agora, foi o mais violento no estado, com 98 homicídios dolosos registrados, além de quatro latrocínios, totalizando 102 crimes letais intencionais no mês.
Junho foi o mês menos violento, com 71 assassinatos contabilizados pela Sesp. Ainda no 1º semestre, a média de assassinatos no estado é de 2,8 mortos por dia.
Um raio-x também é feito sobre os dias da semana em que mais aconteceram os crimes e as regiões capixabas mais afetadas.
Segundo os dados levantados, domingo é o dia da semana em que mais ocorrem os crimes, com 22% de todas as ocorrências, seguido por sábado, com 15,3%, e depois segunda-feira, com 15,2%.
Já a Região Metropolitana do estado é onde acontece a maior parte dos crimes, com 46%, seguida da Região Norte, com 22%; Noroeste, com 16%; Sul, com 10%, e Serrana, com 6%.