Fórmula de disputa do Capixabão 2024 é definida
A fórmula de disputa do Capixabão 2024 está definida. Por maioria dos votos, os clubes optaram pela manutenção do modelo atual, em votação que foi a única pauta do segundo arbitral sobre o campeonato, que aconteceu de maneira remota na tarde desta segunda-feira (06).
Sendo assim, todos os 10 times (Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Jaguaré, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco AC, Rio Branco FC, Serra e Vitória) se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois últimos colocados sofrem o rebaixamento. As quartas de final, as semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta.
Respeitando o que já foi acordado anteriormente com os clubes, os cinco primeiros colocados do último campeonato (Real Noroeste, Nova Venécia, Vitória, Porto Vitória e Serra) têm cinco mandos de campo na primeira fase.
A tabela será sorteada ao vivo no próximo dia 20 (segunda-feira), às 19h, no programa TVE Esporte, na tela da TVE Espírito Santo, em ação de promoção do campeonato. A previsão é que a disputa comece no dia 20 de janeiro, com término até 14 de abril.
Além do título, o campeão do Capixabão 2024 vai comemorar a classificação para três competições nacionais de 2025: Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. O vice-campeão também se classifica para a Copa do Brasil 2025.