Nova Venécia e Jaguaré são rebaixados para a Série B do Campeonato Capixaba

A última rodada da primeira fase, do Campeonato Capixaba 2025, definiu os confrontos das quartas de final, mas também decretou o rebaixamento de dois times. Nono e décimo lugar, Nova Venécia e Jaguaré, respectivamente, caíram para a segunda divisão do Estadual.
O Nova Venécia chegou à rodada final com chances de escapar da queda. Contra o Vitória-ES, no Salvador Costa, o Leão do Norte dependia apenas de si para permanecer na elite. No entanto, o time veneciano fez outro jogo ruim, sofreu uma goleada de 5 a 1 e acabou sendo rebaixado, com oito pontos e na penúltima colocação.
Dentre os cinco times lutavam contra a queda, o Jaguaré era o que estava em pior situação. Lanterna, o Tricolor do Norte precisava derrotar o Rio Branco-ES, no estádio Kleber Andrade, e ainda torcer para que dois dos seus adversários diretos não vencessem as suas respectivas partidas.
Não adiantou a torcida, porque o Jaguá viu o Capa-Preta fazer 3 a 0 e decretar o seu rebaixamento. Com o resultado, o Jaguaré terminou com seis pontos ganhos e na última colocação.
Após o Campeonato Capixaba, a temporada de futebol no Estado prossegue com a disputa da Copa Espírito Santo 2025. O Nova Venécia ainda estuda a possibilidade de jogar a competição, que vale vagas para a Série D do Brasileirão e para a Copa Verde. O Jaguaré, com a queda no Estadual, encerra as suas atividade no ano.