Portocel, da Suzano, começa a operar no porto de Santos
O Portocel, empresa logística e portuária de Aracruz que tem como acionistas a Suzano e a Cenibra, está pela primeira vez expandindo a atuação para fora do estado de origem. A partir de junho, a companhia vai começar a administrar o terminal arrendado pela Suzano em Santos, que tem capacidade para exportar 1,35 milhão de toneladas de celulose.
O contrato foi assinado para um período de quatro anos e é possível ampliar o potencial de embarque do terminal para algo entre 2 milhões e 2,5 milhões de toneladas de celulose, segundo Alexandre Mori, gerente-executivo de operações do Portocel.
Além da chegada a Santos, a companhia tem ampliado a atuação no terminal onde já opera, na capixaba Aracruz, um dos principais portos para a região que abrange Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia. Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas de cargas por ano, a Portocel expandiu a área com a incorporação de mais 300 mil m2, o que deve ampliar em 60% o espaço disponível para a disposição de cargas.
A celulose, no momento, é o carro-chefe do porto capixaba. A companhia é responsável pelo embarque de 35% da produção de celulose no Brasil, que representou 95% do total movimentado pelo porto do ano passado.
Mas o Portocel também tem buscado diversificar. Recentemente, fechou contrato de dez anos com a Adufértil, de fertilizantes. A empresa, que tem a Suzano como a cliente, usará o porto para importação e também contará com uma misturadora de fertilizantes. A expectativa é movimentar 180 mil toneladas do produto por ano. Além disso, a construção de um novo pátio e armazéns no terminal deve permitir a movimentação de novos produtos, como café e veículos.
No ano passado, o porto movimentou um volume recorde de cargas: 6,65 milhões de toneladas, crescimento de 6% em relação a 2022. A empresa encerrou 2023 com uma receita líquida de R$ 208 milhões, crescimento de 23% frente ao ano anterior. Já o Ebitda totalizou R$ 55 milhões, avanço de 30% frente a 2022.