Portocel recebe nesta semana carga com 1.852 carros elétricos
Uma carga de 1.852 carros elétricos da marca BYD, oriundos da China, desembarca na quinta-feira (20) no terminal de celulose Portocel, do Grupo Suzano e Cenibra, em Aracruz, a maior parte deles em containers flat rack. Essa é uma operação inédita, já que o terminal localizado no Norte do Estado é referência na movimentação de produtos florestais.
A maior parte dos veículos – 1.350 unidades – estará acomodada em 450 containers no sistema flat rack, que permite que a carga seja manuseada pela parte superior ou pelas laterais da estrutura. Os veículos devem chegar ao porto a bordo de um navio da G2 Ocean, que já atua no Portocel com a movimentação de celulose.
O desembarque da carga será feito pelo guindaste da própria embarcação. Os veículos serão armazenados e seguirão para uma Estação Aduaneira (EAD) localizada na Grande Vitória, em caminhões cegonheiros.
A operação reforça o processo de diversificação do terminal, em operação desde 1978, cujos acionistas são a Suzano e a Cenibra. O porto é reconhecido pela excelência na movimentação de produtos florestais e vem diversificando sua atuação, operando cargas como rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e equipamentos de grande porte destinados à indústria do petróleo. Em breve também passará a movimentar fertilizantes, em uma parceria que envolve a Adufértil e a Suzano.
Imposto
O Brasil vem recebendo uma quantidade enorme de carros elétricos importados no primeiro semestre de 2024 porque o imposto de importação vai subir nas próximas semanas, informou o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex). Por isso, os portos, entre eles o de Vitória, estão sobrecarregados. “Este primeiro desembarque em Portocel é extraordinário, mas o objetivo dos executivos do porto é estabelecer linhas regulares. Portocel vem desenvolvendo um profundo trabalho de expansão e diversificação de cargas, trazer carros por Aracruz está no radar”, diz o site do sindicato.