Tragédia em Mariana: MPF aciona Justiça por condição da água em Colatina
A condição da água na cidade de Colatina, no Espírito Santo, fez com que o Ministério Público Federal (MPF) acionasse a Justiça federal em Belo Horizonte.
A cidade capixaba está localizada na bacia do Rio Dove e teve as águas contaminas pelos rejeitos da barragem de Fundão, que rompeu em novembro de 2015 em Mariana, região Central de Minas Gerais.
Um dos pedidos do órgão é que seja suspensa a captação de água do Rio Doce para distribuição no município, pois ela teria se tornado imprópria para o consumo após o rompimento da barragem de Fundão e a chegada da pluma de rejeitos ao estado capixaba.
Segundo o MPF, a água contaminada contém metais pesados, como mercúrio, arsênio, manganês, chumbo, cádmio, cobre, vanádio e alumínio, que podem causar sérios problemas de saúde à população.
O uso de um coagulante auxiliar para o tratamento de água também pode causar problemas de saúde.
O pedido para que ações sejam adotas foi feito em ação civil pública que tramitou perante a Vara Federal de Colatina e, desde março deste ano, está sob análise da 4ª Vara Federal de BH.
A água que tem a qualidade questionada é de responsabilidade do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).