200 mil têm direito a pedir revisão para aumentar a aposentadoria no ES
Como forma de corrigir equívocos em cálculos e garantir direitos, revisões nos valores de aposentadorias podem ser requeridas por cerca de 200 mil beneficiários no Espírito Santo (ES).
Entre os tipos de revisões mais buscadas para aumentar valores recebidos, estão a revisão da vida toda, ou ainda revisão para incluir tempo especial, trabalho no campo ou decisões trabalhistas.
No início do ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 51 milhões teriam direito à chamada revisão da vida toda no País. Para o ES, eles estimaram que revisões podem ser requeridas por cerca de 200 mil segurados.
Quem tem direito a revisões do benefício?
Qualquer pessoa que recebe um benefício do INSS pode pedir revisão do valor, mas desde que haja algum tipo de erro na concessão, como por exemplo, na apuração do tempo de contribuição ou no cálculo da renda mensal inicial.
Prazo
A revisão pode ser solicitada em até 10 anos após a concessão, contado um mês depois do recebimento do primeiro benefício. Pode ser solicitada de forma administrativa no INSS ou na Justiça.