Alerta Laranja: Inmet emite aviso de chuvas intensas para o Espírito Santo
Um ciclone extratropical e uma frente fria se organizaram nesta quinta-feira (24). A frente fria se formou sobre o Sul do Brasil e nesta sexta-feira avança sobre a região Sudeste, impactando primeiramente o estado de São Paulo com fortes pancadas de chuva no decorrer da madrugada e manhã desta sexta-feira (25).
Ainda pela manhã e ao longo da tarde, as fortes pancadas de chuva associadas com a sua frente fria devem ocorrer sobre todo o estado do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais, incluindo a grande Belo Horizonte e também o sul do Espírito Santo.
Alerta Laranja
O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com grau de severidade de perigo, aponta para tendência de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta iniciou nesta sexta-feira até às 10 horas desta sábado (26) para 52 cidades capixabas.
Ciclone extratropical
O ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul já está se afastando para alto mar. Os ventos fortes desse ciclone sobre o oceano deixam o mar agitado e elevam as ondas. Esta situação deve ser observada na costa do Sul e Sudeste durante o fim de semana.
Nas análises atmosféricas, um dos sinais da possibilidade de formação de tempestades é a queda acentuada da pressão atmosférica. Quanto mais baixa a pressão do ar, mais intenso é o movimento de baixo para cima, que é o que necessitamos para a formação das nuvens.
As grandes nuvens cumulonimbus, que provocam chuva forte, raios granizo, e intensas rajadas de vento, que podem passar dos 100 km/h, são formadas a partir deste movimento de ar ascendente bastante intenso, além da disponibilidade de muita umidade e de calor.
Todos os ciclones extratropicais, tropicais e subtropicais, os furacões os tufões estão associados a uma área de baixa pressão atmosférica. Furacões, tufões e ciclones tropicais, em geral, tem um centro de baixa pressão atmosférica com valor abaixo de 1000 hectopascais (hPa). Tecnicamente esse já é um valor de pressão atmosférica muito baixo e e que deixa os meteorologistas em alerta.
Lista das cidades em alerta:
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo 3201407 ES
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória