Após erros na Copa ES, árbitros são afastados e vão passar por programa de reciclagem
A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol (ES) decidiu suspender por tempo indeterminado os árbitros Wendel Loureiro Cabral e Fabiano Alves, que trabalharam nas quartas de final da Copa Espírito Santo 2023.
O afastamento foi anunciado, na segunda-feira, por meio de nota oficial, após desempenhos insatisfatórios.
A entidade do futebol capixaba considerou que houve desempenho abaixo dos padrões exigidos pela instituição. Wendel Loureiro Cabral apitou o confronto entre Serra e Pinheiros, enquanto Fabiano Alves esteve em Rio Branco-ES x Rio Branco VN. Agora, ambos receberão tratamento específicos para melhorar o rendimento dentro das quatro linhas.
O Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem ainda vai avaliá-los tecnicamente, fisicamente e psicologicamente para que voltem a apitar.
Quando ocorrem falhas consideradas graves, a FES trabalha com a política de afastar para preservar a arbitragem. Segundo o vice-presidente da Comissão de Arbitragem, Marcos Penha, todos os jogos são observados, com base nas regras do jogo, independente de qualquer reclamação por parte dos clubes.
Sobre o período de afastamento, os profissionais não têm data para voltar a atuar. A Comissão de Arbitragem irá acompanhar o desenvolvimento dos envolvidos e avaliar o melhor momento do retorno.