Batalhão de Ações com Cães apresenta resultado de apreensões
O projeto Patrulha K-9 foi iniciado em 2018, representando a descentralização de um serviço policial qualificado e preciso no combate à criminalidade. Hoje, vem sendo aparelhado e condicionado de forma efetiva para o cumprimento da missão, sendo seus integrantes submetidos à capacitação constante, como por exemplo, o VIII Curso de Cinotecnia e o III Curso de Condutor de Cães Policiais, bem como reuniões para alinhamento técnico, o que vem contribuindo para o alcance dos expressivos resultados.
Nesse sentido, o 1º bimestre de 2023 se encerra com recorde de ações exitosas e de apreensão de ilícitos pelas Patrulhas K-9 no Espírito Santo. Só nos dois primeiros meses de 2023, houve aumento de 52% na quantidade de ocorrências exitosas pelas Patrulhas K-9, alcançando um total de 224 ações em que houve a apreensão de ilícito ou detido com a utilização direta do cão policial.
Além disso, a qualidade técnica dos militares é traduzida sobremaneira nos resultados. Foram apreendidos quase oito mil buchas de maconha e mais de 40 kg desse material, conferindo um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior. Da mesma forma, houve aumento de oito vezes na apreensão de crack, sendo quase sete mil pedras e 5,1 kg da droga. Assim também, a quantidade de cocaína apreendida foi de mais de sete vezes, comparando-se o mesmo período, alcançando mais de 13 mil unidades e 9,5 kg de cocaína, além de drogas como skank e haxixe.
A apreensão de armas de fogo também bateu o recorde, totalizando 23 armas de fogo e 534 munições de calibres variados apreendidos, ou seja, 50% mais armas e cinco vezes mais munições em relação ao 1º bimestre de 2022. Além desses materiais, foram apreendidos 27,4 mil reais e colocados atrás das grades 94 detidos, quase dobrando o número em relação ao ano anterior.