Blitz do bafômetro: 131 motoristas são flagrados em 8 horas no ES
O Estado já soma 474 mortes no trânsito até junho deste ano, o que representa 18% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 402, segundo dados do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo.
Mesmo com números alarmantes de acidentes e mortes no trânsito, motoristas ainda arriscam suas vidas e de outras pessoas cometendo infrações diariamente. Ao menos 131 motoristas foram pegos alcoolizados, no último sábado (13), em apenas oito horas de Operação da Lei Seca.
Do total, 128 condutores se recusaram a soprar o bafômetro e outros três motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
Operação
A Operação Lei Seca, realizada na noite do último sábado (13), na Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado, abordou 898 veículos.
A operação faz parte do calendário nacional de blitz e é um reforço nas fiscalizações de trânsito.
Desrespeito às regras
- Testes de bafômetro: 898
- Recusas ao teste: 128
- Embriaguez: 3
- Autos de infração: 276
- Veículos removidos: 105
- Prisão em flagrante: 1 (por violação judicial)
Outras infrações
- Dirigir sem CNH: 18
- Dirigir com CNH suspensa: 11
- Permitir posse e condução do veículo a pessoa sem CNH: 14
Mortes no trânsito Estado
De janeiro a maio deste ano, 388 pessoas perderam a vida em sinistros (acidentes) de trânsito no Estado. O número é 14,8% maior do que o registrado em 2023, quando 338 pessoas morreram nas vias capixabas.
Em maio, foram registradas 109 mortes no Estado, um aumento de 88% quando comparado com o mês de maio do ano passado.