Cachaças de Aracruz e Linhares conquistam medalha de ouro em concurso internacional
As cachaças Princesa Isabel Soleira Brasileira 2023, do Alambique Princesa Isabel, de Linhares, e a Cachaça Dose Classica (Blend by Nelson Duarte 2023), de Aracruz, ambas do Norte do Espírito Santo, acabam de conquistar medalhas de ouro no “Spirits Selection International Competition 2023“, prestigiado concurso dedicado a bebidas espirituosas (aquelas com graduação mínima de 15% de volume alcoólico) que teve sua edição deste ano realizada em Treviso, na região do Veneto, Itália.
O evento, de 28 de setembro a 1º de outubro, acontece pela primeira vez em solo italiano, no Best Western Premier BHR em Treviso. Ao longo desses dias, um júri internacional composto por 138 especialistas participou de inúmeras sessões de degustação, provando e avaliando às cegas um impressionante total de 2.383 bebidas, representando 57 países ao redor do mundo.
Ao final foram atribuídas três categorias de medalhas: a Grande Medalha de Ouro, a Medalha de Ouro e a Medalha de Prata, destacando produtos licorosos dos cinco continentes.
A Itália brilhou nesta edição, conquistando 91 medalhas no total. O país demonstrou ser um dos principais produtores de bebidas espirituosas, com grande destaque para a “grappa”, um produto representativo da região anfitriã, que recebeu mérito especial e um certificado de excelência dos jurados.
De fato, a Itália abocanhou 37% das medalhas concedidas, reforçando ainda mais sua reputação pela elevada qualidade dos produtos.
Vale ressaltar que todas as bebidas espirituosas submetidas ao concurso foram cuidadosamente degustadas por um painel de especialistas do setor, incluindo importadores, distribuidores, jornalistas, mestres destiladores, master blenders, enólogos, entre outros, representando um total de 40 nacionalidades.
A seletividade e o alto nível de profissionalismo do evento ficaram evidentes com o fato de que pouco mais de 30% das bebidas espirituosas apresentadas em nível mundial receberam medalhas.
O evento foi realizado pela região do Veneto, da Fondazione Marca Treviso, da Confindustria Veneto Est, da Banca Prealpi, das Colline dell’Unesco, da Cantina di Soligo, da Cantina di Val d’Oca, da Cantina La Marca, bem como da participação dos alunos da Escola Hoteleira Alberini e dos profissionais da Anag e Fisar.
Além disso, ao final do concurso, as bebidas que receberam a Grande Medalha de Ouro foram degustadas novamente por todos os presidentes dos júris, que atribuíram os troféus “Revelação” a produtos inovadores e que atendem às expectativas dos consumidores atuais.
As revelações são particularmente representativas das tendências atuais e, este ano, 18 produtos foram selecionados por sua qualidade inquestionável.
Como todos os anos, também é dada especial atenção aos produtos provenientes da agricultura biológica. Este ano, o troféu Revelação Orgânica foi atribuído ao Whisky Francês Séquoia Single Malt Signature da Distillerie du Vercors.
A próxima edição do “Spirits Selection International Competition” será realizada em Renhuai, na província chinesa de Guizhou, de 28 a 31 de agosto de 2024.