Casagrande afirma que conexão entre Serra e Aracruz garantirá um futuro promissor para o ES

Durante o primeiro Café da ASES de 2025, que reuniu mais de 300 participantes, o governador Renato Casagrande destacou a importância estratégica da Serra para o desenvolvimento do Espírito Santo, afirmando que “ter uma Serra equilibrada e organizada é fundamental para garantir avanços no estado inteiro”.
O evento contou com a presença de autoridades, empresários e representantes institucionais, que discutiram o tema “Cenário Econômico do Espírito Santo para 2025”, abordando desafios, oportunidades e iniciativas para fortalecer o crescimento da região.
Casagrande ressaltou o papel da Serra como um dos pilares da economia capixaba, sendo o município responsável pelo maior PIB do estado e por 13% da arrecadação do ICMS. Ele também destacou os investimentos públicos e privados que impulsionarão o desenvolvimento em 2025.
“A Serra encontrou seu caminho com planejamento e parcerias estratégicas. Além de inaugurar obras essenciais, como o Contorno do Mestre Álvaro, estamos conectando o polo empresarial da Serra ao polo de Aracruz, onde haverá um novo complexo portuário. São investimentos que ampliam nossa competitividade e garantem um futuro promissor para o Espírito Santo”, afirmou o governador.
Casagrande se referiu ao Programa Estruturante ParklogBR/ES, lançado no ano passado, que tem o objetivo de integrar e potencializar a infraestrutura logística, econômica e social do estado.
O programa envolve investimentos em terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais, abrangendo Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Serra e Sooretama.
A proposta centraliza Aracruz como o principal polo portuário, irradiando desenvolvimento para os demais municípios, cada um desempenhando um papel de acordo com suas vocações econômicas.
No caso da Serra, a cidade pode funcionar como uma retroárea estratégica, dando suporte às operações portuárias de Aracruz.
O projeto inclui um novo corredor a oeste de Jacaraípe, onde estão sendo construídos o Contorno de Jacaraípe e futuramente a nova ponte sobre o Rio Reis Magos, viabilizando um novo acesso até as zonas portuárias de Aracruz.