Corpo de baleia jubarte vai parar em areia de praia de Aracruz
Uma baleia Jubarte foi encontrada morta na Praia Formosa, em Aracruz, Norte do Estado, na última sexta-feira (9). A causa da morte será investigada.
O coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari, contou que essa baleia foi vista há três dias boiando na região de praia de Santa Cruz no município, e e ela já estava morta. “E ontem (sexta-feira, 9) a gente recebeu imagens e informação de que o corpo estava próximo de encalhar na região. Os encalhes e as mortes da espécie são relativamente comuns do mês de junho até o mês de novembro, que é justamente o período de reprodução das jubartes aqui no Brasil”, explicou.
Thiago ainda disse que esse é o primeiro aparecimento de corpo desta temporada de migração em território capixaba. “25 mil indivíduos fazem essa migração todos os anos. Com o aumento da população ano após ano, é normal esse aumento de mortandade relativamente comparado a população total".
Apesar da maioria das causas da morte ser natural, Thiago ainda explica outros fatores que podem causar o óbito. “Pode ser atropelamento de navio ou pequenas embarcações, pode ser encalhamento em rede de pesca ou outras causas como prospecção de petróleo em água profunda e até a poluição marinha”, finalizou.