De bicho-preguiça a lobo-guará: Aracruz registra animais silvestres em áreas urbanas

De bicho-preguiça a lobo-guará: Aracruz registra animais silvestres em áreas urbanas

Em fevereiro, animais silvestres foram avistados em áreas urbanas e praias de Aracruz. No primeiro dia do mês, por exemplo, um bicho-preguiça foi registrado em plena Praia da Biologia, em Santa Cruz.

Dias depois um lobo-guará foi avistado correndo por uma estrada e até uma cobra jararacuçu foi flagrada em um clube de Linhares, cidade vizinha de Aracruz. Os bichos foram resgatados pelo Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado no município aracruzense.

Para José da Penha Rodrigues, presidente e responsável técnico do Cereias, o número de animais silvestres encontrados neste início de fevereiro se deve principalmente às altas temperaturas que o estado inteiro está vivenciando.

Quanto ao número de animais recebidos em 2025, José da Penha garante que não houve um aumento e o fluxo está de acordo com a normalidade do centro, com 200 bichos durante o mês de janeiro (160 aves, 26 répteis e 14 mamíferos) e outros 46 em fevereiro (40 aves, 4 répteis e 2 mamíferos).

O Cereias fica localizado em uma área de 11,5 hectares, em Barra do Riacho, Aracruz, cedida em comodato pela Suzano, que também é uma das suas mantenedoras. Foi fundado em 1993, com a finalidade de reintroduzir em seu hábitat os animais apreendidos pelos órgãos de fiscalização ou entregues por particulares, e qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, uma entidade privada sem fins lucrativos, que sobrevive a partir de doações e subvenções.

Além da Suzano, contribuem com a manutenção do Cereias a Evonik, Imetame, Fortes Engenharia e Estel. A instituição também recebe doações da Frutas Solo, Interfruit, Caliman Agrícola e ICMBio. Até 2024, o CEREIAS já resgatou mais de 120 mil animais, entre eles aves, mamíferos e répteis.

O Cereias conta com a parceria de diversos órgãos ambientais, entre eles: IEMA – Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do IBAMA-MMA e da Polícia Militar Ambiental.