ES vai fazer mais 25 mil cirurgias até o final do ano pelo SUS
Esperando uma cirurgia eletiva no SUS? Fique atento porque a sua vez pode chegar logo. Mas é preciso estar com o cadastro atualizado. Executando o OperaES, o plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, o governo pretende realizar 25 mil cirurgias eletivas até o final do ano para reduzir a fila de espera.
As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, ou seja, não são consideradas de urgência. Os procedimentos mais realizados são cirurgias oftalmológicas, ortopédicas, ginecológicas, urológicas e a cirurgia geral.
Até o último dia 17, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que já realizou 102.342 cirurgias eletivas este ano. Em média, são mais de 400 procedimentos por dia. Isso significou, até o último dia 11, um investimento de R$ 81.741.216,78.
Subsecretária de Estado de Atenção à Saúde da Sesa, Carolina Marcondes prevê que até novembro sejam realizadas as 25 mil cirurgias eletivas, que são a meta da secretaria para 2024. Atualmente há 18.670 pacientes aguardando.