Escola de Ibiraçu promove imersão no território local por meio de visita técnica
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu, realizaram uma visita pedagógica a uma propriedade rural localizada em Pedro Palácio, também no município.
A iniciativa fez parte do projeto multidisciplinar “Ibiraçu, território de possibilidades”, em parceria com o Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (PIPAT). Dentro do projeto, os estudantes aprendem as características do território de Ibiraçu, como localização geográfica, história, características naturais, sociais, econômicas e culturais. Os alunos também puderam se debruçar sobre os processos químicos intrínsecos ao contexto territorial de Ibiraçu, como a produção artesanal de cerveja, chocolate e café.
Os estudantes visitaram desde as plantações de cacau e café até o processo final de produção. Conheceram a matéria-prima da cerveja e o processo de qualificação do produto. Esse envolvimento permitiu que eles assimilassem a teoria da sala de aula com a prática.
“Existe ali uma estrutura industrial que conferiu a oportunidade de os estudantes aprenderem como funciona uma indústria, controle de qualidade, e tudo mais. Isso tudo com altíssima informação técnica especializada que foi oportunizada, resultando certamente numa grande oportunidade de aprendizado, fato evidenciado nos feedbacks dados pelos estudantes, impressionados com tudo que vivenciaram”, comentou o professor de Química Otávio Luiz Gusso Maioli.