Nesta sexta (25) e sábado (26), as cidades de Aracruz e Colatina recebem o Circuito Pocar

Nesta sexta (25) e sábado (26), as cidades de Aracruz e Colatina recebem o Circuito Pocar

O Circuito POCAR chega a Colatina e Aracruz nesta sexta (25) e sábado (26), com atrações de circo, teatro, dança e música voltadas ao público infantojuvenil. Referência no cenário cultural do Espírito Santo, o festival, que já acontece há 11 anos em Conceição da Barra, deu origem à edição itinerante, levando programação gratuita a diversas cidades do estado.

Em Colatina, o circuito chega nesta sexta (25), na Área Verde da Avenida Beira Rio, a partir das 17h, com brinquedos e distribuição de pipoca e algodão-doce. A programação inclui a apresentação de capoeira e maculelê, do Grupo Nação Malungos, o espetáculo circense “Era Solo que me Faltava”, da Lacarta Circo Teatro, e o show musical infantil “Estripolia”, do Grupo Estripolia.

No sábado (26), o evento segue para Aracruz. Ele será realizado na Praça São Sebastião, em Barra do Riacho. A programação começa às 15h, com brinquedos, pipoca e algodão-doce. Em seguida, haverá o espetáculo circense da Lacarta Circo Teatro e a apresentação do Grupo Guerreiros Tupinikim, de Caieiras Velha. O encerramento será com o show do Grupo Estripolia.

O projeto é realizado pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Suzano, além do apoio da Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra e da Criarte – Associação de Artesãos de Barra do Riacho.

Didito Camillo, diretor do Instituto Cultural Tambor de Raiz e coordenador da festividade, explica que o Circuito POCAR surgiu a partir da demanda do público que acompanha a programação em Conceição da Barra. “Várias pessoas nos pedem para levar o projeto a outros lugares. A partir dessa demanda, começamos a pensar num circuito no formato de um programa piloto que, assim como o evento, também pudesse crescer com o tempo”, conta Didito.

De acordo com o coordenador, os municípios de Colatina e Aracruz foram escolhidos para receber a versão itinerante do projeto em função da diversidade de suas tradições culturais. “Colatina é um polo cultural do norte do Espírito Santo. Convidamos para o circuito o Centro Desportivo de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira Nação Malungos, que há mais de 30 anos desenvolve um trabalho educativo de difusão da capoeira no município, contemplando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destaca Didito.

ARACRUZ (Barra do Riacho) – 26 de outubro (sábado)
Local: Praça São Sebastião

  • 15h – Abertura com brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce
  • 16h – Espetáculo circense “Era Solo que me Faltava” com a Lacarta Circo Teatro
  • 17h – Apresentação do Grupo de Guerreiros Tupinikim, de Caieiras Velha
  • 18h – Show musical infantil “Estripolia”