Espírito Santo entre estados com alerta para o aumento de casos de VSR em crianças

Espírito Santo entre estados com alerta para o aumento de casos de VSR em crianças

A nova edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra um cenário epidemiológico semelhante ao de semanas anteriores, que afeta mais as crianças e os adolescentes. As internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associadas ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) continuam aumentando em crianças de até dois anos, enquanto os casos de rinovírus crescem na faixa etária de dois a 14 anos. A análise, divulgada nesta quinta-feira (17/4), é referente ao período de 6 a 12 de abril.

A alta das internações nas crianças, principalmente por VSR, atinge principalmente os estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, segue avançando também para as regiões Sul e Nordeste do país. A análise destaca ainda a tendência de manutenção do aumento de SRAG, associado ao vírus da influenza, em níveis de incidência muito alto entre idosos no Mato Grosso do Sul.

A atualização aponta que 15 das 27 unidades federativas apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco (últimas duas semanas), com sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a SE 15: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Sergipe Rio de Janeiro e São Paulo.

A manutenção ou início do aumento de SRAG com nível de incidência de moderado a muito alto em muitos estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste ocorre principalmente em menores de até dois anos e é causado essencialmente pelo VSR.