ES bate recorde e dobra contratações em um mês
O Espírito Santo bateu recorde em contratações registradas em um único mês, segundo dados divulgados ontem pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
Em maio, foram criados 13.593 empregos, o número é mais que o dobro contabilizado em abril deste ano, quando houve o saldo de 5.764 empregos: a diferença entre admissões e desligamentos. O número de maio é o melhor registrado desde janeiro de 2020.
Agropecuária abre mais de 7 mil vagas
Foram 7.138 novos postos de emprego registrados, conforme estatística mensal de emprego formal do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Antes, em abril, foram registrados 5.764 novos postos, ou seja, o agronegócio, sozinho, cresceu mais que o saldo total de meses anteriores.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, o crescimento tem relação com o período do ano. “Existe o fator sazonal porque tem a colheita do café, mas em outras datas o agronegócio também é destaque”.
Rocha diz que dessa fatia do registro, há que se considerar que muitos empregos são temporários. “Trabalhadores vêm de fora do Estado para a colheita do café e da cana, mas são três, quatro e até cinco meses em que há emprego garantido, girando a economia do Estado, e que mesmo depois podem ser formalizados”, afirma.