Estudantes de Aracruz apresentam protótipos mecânicos
Os estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz, localizado no município de Aracruz, por meio da eletiva “Robótica é possível”, têm discutido noções básicas de mecânica, programação e circuitos elétricos. Na última sexta-feira (12), os alunos da disciplina promoveram uma exposição prática para apresentar os robôs desenvolvidos.
O professor de Matemática Ademilson Alvarenga Rodrigues contou que a eletiva leva em consideração o currículo da disciplina, ao aplicar variáveis para identificar e montar componentes eletrônicos. “Para isso, os alunos fazem a aplicação de valores de tensão e corrente elétrica, determinação de valores numéricos para edição de códigos de instalação, cálculos de distância, ângulos e tempo para programar”, explicou.
Além disso, a professora de Geografia Rosângela Márcia da Silva, por meio de um grupo de mensagens instantâneas, compartilhou inúmeros tutoriais de robótica e programação. “Minha intenção era despertar o interesse dos alunos pela tecnologia, a criatividade e o aprimoramento mútuo”, contou.
Segundo a docente, os estudantes demonstraram suas habilidades ao descrever os processos de construção, programação e funcionamento dos protótipos. “As disciplinas eletivas são componentes curriculares que contribuem para o desenvolvimento do aluno enquanto ser protagonista na busca de sua aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade, além de aprender a tomar decisões e a trabalhar em grupo”, destacou.
Ao apresentar o projeto desenvolvido, o estudante da 1ª série do Ensino Médio Marlen de Sousa Ferreira contou sobre a oportunidade de montar e programar um braço robótico. “Foi uma experiência única. Me despertou ainda mais interesse pela tecnologia”, disse.