Governo do ES lança nesta quinta plano para reforçar segurança escolar
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lança nesta quinta-feira (27) o Plano Estadual de Segurança Escolar, a partir das 10h da manhã, no Palácio Anchieta, em Vitória.
A proposta já era a de apresentar a proposta até o final de abril, conforme foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), com o apoio da Secretaria de Educação (Sedu) e da Saúde.
O secretário da Segurança, coronel Alexandre Ramalho, explicou que o trabalho vinha sendo desenvolvido por um grupo estabelecido, chamado de Comitê de Segurança Escolar, que, nas palavras dele, congrega as forças de segurança, unindo Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.
Reforço de 300 psicólogos e assistentes sociais
Durante anúncio feito no último dia 11, no Palácio Anchieta, na presença do ministro da Educação, Camilo Santana, Casagrande divulgou que as escolas do Espírito Santo passarão a contar com 300 assistentes sociais e psicólogos visando à prestação de apoio socioemocional aos estudantes e profissionais da rede estadual.
Inicialmente, eles serão contratados via Designação Temporária (DT) e ficarão distribuídos nas superintendências de Educação, atendendo a grupos de escolas.
Conforme o governador, o reforço no suporte socioemocional nas escolas capixabas faz parte do Plano Estadual de Segurança Escolar, cujo foco é a prevenção à violência na rede pública de ensino.
Os detalhes deste plano serão anunciados em cerimônia que deverá acontecer nesta quinta-feira (27), no Salão São Tiago, a partir das 10h, no Palácio Anchieta.