INSS dá ultimato e ameaça cortar pagamento de 80 mil no ES
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está dando um ultimato e convocando 4.351.557 aposentados e pensionistas para fazer a prova de vida.
Desse total, a estimativa é que 80 mil dos que ainda não realizaram esse procedimento e receberão a notificação estejam no Espírito Santo, conforme cálculo realizado pelo economista Ricardo Paixão, com base no tamanho da economia e da população capixaba.
O coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi-ES), Jânio Araújo, alerta que os aposentados devem procurar apenas meios oficiais para a prova de vida, e que, em caso de dúvidas, o sindicato pode ajudar.
“Esse é o grande momento em que golpistas se aproveitam da inocência e ignorância de alguns aposentados e aplicam golpes, mandando links falsos e telefonando para enganar os idosos.”
Ele frisou que os segurados que receberem a convocação devem procurar o INSS ou a rede bancária onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. Após 60 dias do recebimento do aviso, se a comprovação não for realizada, o pagamento poderá ser bloqueado.
Se optar pela internet, não basta apenas acessar o Meu INSS, é preciso clicar na aba “Prova de Vida”, localizada em “Outros Serviços”. Se fizer o procedimento presencialmente, é preciso levar os documentos pessoais ao banco ou à agência do INSS.