Aracruz está entre as cidades que terão dificuldade em garantir serviços públicos

Aracruz está entre as cidades que terão dificuldade em garantir serviços públicos

Dados de um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCES), mostram que algumas cidades capixabas terão, no longo prazo, dificuldade em manter a oferta de serviços públicos de qualidade para a população.

A previsão da Corte tem como base dados do período que vai de 2016 a 2022. As informações analisadas pela área técnica do TCES apontaram que parte dos municípios do Espírito Santo tem investido pouco em "ativos não circulantes", que, neste caso, são as ruas, praças, parques, avenidas, pontes, tubulações de esgoto, entre outros bens públicos permanentes.

Diante dos dados coletados a Corte entendeu que, caso não mudem o modo de investir, os municípios que fazem pouco investimento em ativos não circulantes podem começar a não ter como atender as demandas da população de maneira satisfatória, passando a depender dos serviços oferecidos pelo Estado e pelas cidades com melhor estrutura.

O estudo do TCES ainda revelou que, de 2016 a 2022. o Estado aumentou em 87, 6% os investimentos feitos em ativos não circulantes, percentual considerado bom pelo Tribunal, além de representar uma média de crescimento de 12,5% ao ano. 

VEJA A LISTA DAS CIDADES QUE FICARAM ACIMA DA MÉDIA GERAL DOS MUNICÍPIOS EM INVESTIMENTOS EM ATIVOS NÃO CIRCULANTES NO PERÍODO AVALIADO PELO TCES:

- Cachoeiro de Itapemirim; 

- Presidente Kennedy;

- São Mateus;

- Marataízes;

- Viana;

- Vila Velha;

- Anchieta;

- Linhares; 

- Guarapari;

- Cariacica;

- Itapemirim;

- Aracruz;

- Vitória;

 - Serra.

VEJA A LISTA DOS 21 MUNICÍPIOS QUE APRESENTARAM QUEDA NOS INVESTIMENTOS EM ATIVOS CIRCULANTES NA COMPARAÇÃO DE 2022 COM 2016:

 - Marataízes;

- Linhares;

- Aracruz;

- Ibitirama;

- Cachoeiro de Itapemirim;

 - São Domingos do Norte;

- Alegre;

- Viana;

- Afonso Cláudio;

- Muniz Freire;

- Itapemirim;

- Alfredo Chaves;

- São Mateus; 

- Venda Nova do Imigrante;

- Nova Venécia;

- Barra de São Francisco;

- Jaguaré;

- Apiacá;

- Serra;

- Marilândia;

- Dores do Rio Preto