Mais de 100 mil capixabas já bloquearam ligações de oferta de consignado
As instituições bancárias e os correspondentes contratados por elas realizam centenas de ligações para clientes na oferta de crédito consignado, no entanto, o volume dessas ofertas podem ser classificadas como assédio.
Somente nos primeiros dias de 2025, empresas e instituições bancárias já acumulam 1.385 medidas administrativas por irregularidades na oferta de crédito consignado aos consumidores, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O número corresponde ao total de medidas aplicadas desde a criação da Autorregulação do Consignado, em 2020, que estabelece um conjunto de regras para a oferta do crédito.
No Espírito Santo, de 2020 a 2024, 101.192 capixabas bloquearam ligações para ofertas de crédito consignado pela plataforma Não Me Perturbe. Em todo o Brasil, o número corresponde a mais de 5 milhões de brasileiros.
Ainda de acordo com a Febraban, nove agentes de crédito também receberam pontuações negativas em janeiro, resultando em 255 o número total de profissionais pontuados desde o início do monitoramento, em julho de 2023.