Materiais escolares têm variação de mais de 100% no preço no ES
Janeiro está entrando em sua reta final, e a volta às aulas se aproxima. Nesse período, os pais e responsáveis começam a comprar os materiais escolares para seus filhos, o que pode representar um impacto nas finanças da família.
Neste cenário, o Procon Vitória realizou uma pesquisa de preços dos produtos mais solicitados pelas escolas para uso dos alunos durante o ano letivo. E o levantamento mostrou que a itens com variação de preço de mais 100% de um estabelecimento para o outro.
Segundo o Procon, o levantamento foi realizado nesta semana, na segunda (15) e na terça-feira (16), em quatro papelarias, considerando 27 itens: apontador, borracha, caderno, caneta esferográfica, caneta hidrográfica, cola, corretivo, grafite, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, lapiseira, massa de modelar, papel sulfite, régua e tesoura.
O Procon informou que a pesquisa apontou grande variação de preços entre os estabelecimentos para produtos idênticos. O percentual acima de 100%, ou seja mais do que o dobro de diferença, foi encontrado para itens bastante presentes nas listas de todas as escolas como giz de cera, cadernos, canetas hidrográficas e o papel A4 (Chamequinho).
“A pesquisa é uma referência de preços para as famílias. Ela pode ser consultada na íntegra pelo aplicativo Procon Vitória, no celular, ou seja, os consumidores podem levar a pesquisa com eles às papelarias e ter uma noção, no momento da compra, se os preços estão na média ou se estão muito altos”, disse o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
O levantamento informa os estabelecimentos pesquisados e os valores encontrados em cada um deles. Os preços referem-se aos encontrados no período em que foi realizada a pesquisa e estão sujeitos a alterações como descontos, ajustes e condições especiais, por exemplo.