Ministro assume entrega de casas no ES após Lula cancelar visita pela 3ª vez

Com a morte do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou, pela terceira vez este ano, visita ao Espírito Santo. No lugar dele, o ministro das Cidades, Jader Filho, representará o governo federal na entrega de 917 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em Linhares, marcada para esta sexta-feira (16), às 15h.
As unidades fazem parte do Residencial Mata do Cacau, localizado no município do Norte capixaba. A cerimônia já havia sido adiada anteriormente — estava prevista inicialmente para o dia 2 deste mês.
Mesmo sem a presença de Lula, a solenidade em Linhares está mantida. Já a agenda que o presidente cumpriria em São Mateus foi completamente cancelada. Lá, Lula participaria de um evento simbólico para marcar a inclusão de comunidades quilombolas no Acordo do Rio Doce, que prevê compensações pelo rompimento da barragem de Mariana (MG).
Em nota oficial, a Secretaria de Relações Institucionais informou que Lula participará do funeral do ex-presidente uruguaio em Montevidéu. Horas antes do falecimento de Mujica ser anunciado, Lula havia publicado um vídeo confirmando vinda ao Espírito Santo logo após sua viagem à China, o que acabou não se concretizando.
Em fevereiro, Lula afirmou durante um evento no Rio Grande do Sul que viria ao Estado após o Carnaval, mas compromisso também não se realizou. Depois, a entrega das moradias em Linhares foi remarcada, sendo agora finalmente efetivada, mas sem a presença do presidente.