Ministro visita obras de porto privado bilionário em Aracruz
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, esteve nesta quinta-feira (25) no Espírito Santo, onde participou da posse do novo Conselho de Administração da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e anunciou investimentos de R$ 2,6 bilhões nas obras de construção de um novo porto privado, o da Imetame, em Aracruz.
Silvio Costa Filho destacou a natureza estratégica do investimento bilionário, que tem apoio do governo por meio de operações de crédito no valor de R$ 500 milhões, através do Banco do Nordeste:
"Este porto será muito estratégico, porque vai atuar com granéis sólidos, granéis líquidos, grãos, contêineres, é um porto multimodal. E a gente quer dialogar e ajudar a iniciativa privada para que ela possa prover cada vez mais investimentos aqui no Estado e no Brasil".
O porto privado já está em contrução e a expectativa é que o primeiro navio atraque na unidade portuária no segundo semestre do ano que vem.
Durante a posse de Paulo Baraona como presidente da Findes, o ministro disse que espera receber a nova diretoria da Federação em Brasília, para discutir como potencializar três setores que são fundamentais para a economia do Espírito Santo: rochas ornamentais, café e o setor automotivo.
O Espírito Santo é o segundo estado mais industrializado do Brasil, representando 38,3% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba. Atualmente, 88% das exportações feitas pela indústria do Estado são realizadas via portos.