Moradores em situação de rua recebem água com soro em dias de calor excessivo em Aracruz
Com a recente onda de calor e as temperaturas mais elevadas dos últimos dias, moradores em situação de rua de Aracruz, estão recebendo garrafas com água e soro de reidratação oral, para evitar desidratação e fortalecer a saúde. A iniciativa é de uma equipe do Consultório na Rua (CnaR).
A ideia surgiu durante os trabalhos de abordagem, ao observar que a população em situação de rua tomava pouquíssima água e tinha sinais de desidratação, dificultando inclusive a coleta de sangue para os exames.
Antes da iniciativa, os moradores recebiam apenas os sachês de hidratação oral para serem misturados com um litro de água filtrada.
Como eles não tinham fácil acesso à água potável e nem a garrafas limpas, a ação tornava-se inefetiva.
Agora, além de ganharem as garrafas com água das equipes de abordagem, os moradores em situação de rua também podem retirar os itens na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Rica.
Além do soro, a população em situação de rua também recebe kits higiênicos e a abordagem é feita por meio de atividades lúdicas, para o melhor entendimento sobre as doenças e as formas de prevenção e tratamento.
O projeto é desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz.