Mosteiro de Ibiraçu planeja polo de cerâmica em municípios vizinhos no ES
Fonte de arte e também de renda. Estudantes se sentem realizados nas aulas de cerâmica, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. A escola fica no Mosteiro Zen Budista e a expectativa é que o curso chegue também em municípios vizinhos, em Aracruz, Fundão, João Neiva.
De acordo com o monge Kendo Bitti, este é um plan
A turma tem 12 pessoas. A maioria é formada por mulheres da comunidade, mas tem também os homens, que aprendem essa arte. Todos os alunos aprendem os processos de produção, desde a preparação da argila, o acabamento, até chegar na queima do biscoito, que é quando a cerâmica está pronta.
o de médio e longo prazo para que a região se torne um polo de produção reconhecido internacionalmente.
“Nossa primeira etapa está concluída, com a escola em Ibiraçu. Aos poucos, a gente inicia esse segundo momento, que vai promover outros centros de produção de cerâmica na região. No médio e longo prazo, a gente espera que se torne um polo reconhecido pela cerâmica japonesa de alta temperatura”, relatou Bitti.
Para a aposentada Marilda Schenaider, que é novata nas aulas, era um sonho preparar as cerâmicas. “Eu vinha, conhecia e fazíamos uma oficina. Eu fiquei com vontade de conseguir uma vaga para fazer a aula. Aí consegui e estou realizando um sonho e está sendo maravilhoso”, comentou.