Movimenta Cultura chega aos municípios de Ibiraçu e João Neiva com oficinas gratuitas
Ação itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet, o Movimenta Cultura chega ao Espírito Santo com o Ciclo Formativo em Gestão da Cultura, que visa promover profissionalização, geração de emprego, renda e novas oportunidades no setor.
Até março de 2024, o projeto vai percorrer mais de 25 municípios de três regiões do país – Nordeste, Norte e Sudeste –, onde realizará 60 oficinas gratuitas. No Espírito Santo, Vitória é a primeira cidade a receber atividades do projeto, que oferece três formações: “Território e cultura: reconhecendo o nosso espaço”, “Elaboração de projetos culturais – Módulo 1” e “Elaboração de projetos culturais – Módulo 2”. Todas acontecem no Hub ES+, no Centro.
Além de Vitória, o Movimenta Cultura vai circular por outros cinco municípios: João Neiva, Ibiraçu, Baixo Guandu, Cariacica e Serra. Os formulários de inscrição estão disponíveis nas redes sociais do projeto: Instagram, Facebook e Linktr.ee.
As oficinas
Ministrada pela cientista social, mestre em ciências da educação Francisca Prates, a oficina “Território e cultura: reconhecendo o Nosso Espaço” pretende convidar os participantes a refletir sobre o espaço onde vivem. Por meio de exercícios práticos, os alunos farão um mapeamento cultural em rede das iniciativas comunitárias, para servir de base para a composição de estratégias de desenvolvimento local.
Na sequência, em dois módulos, acontecem duas oficinas de “Elaboração de projetos culturais”. O primeiro vai abordar todas as etapas, da concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando por sua estruturação para inscrição em leis de incentivo à cultura e a captação de recursos. No segundo módulo, os participantes poderão aprofundar o conhecimento sobre a escrita de projetos, aprender sobre o cadastro de propostas no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), sobre como desenvolver a planilha orçamentária e como reunir e organizar a documentação necessária, entre outras informações. Ambas serão ministradas pelo professor, jornalista, gestor e produtor cultural, Gustavo Zubreu.