Muros de escola de Fundão são coloridos por artes em alusão a obras literárias
Por meio da Eletiva “Muro Literário: colorindo a nossa escola através dos livros”, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria da Paz Pimentel, localizada em Fundão, pintaram os muros da unidade escolar, com frases e figuras sobre os livros que leram.
A Eletiva é ministrada pelo professor Dassaieve Oliveira Cassiano Da Silva. “A proposta da Eletiva se torna importante para o bem-estar dos nossos estudantes, que utilizam os espaços externos da escola de forma corrente, atraindo o olhar para a arte muralista como reestruturação de lugares subutilizados. Atrai a importância de se fazer ícones para a comunidade escolar, como ponto de referência, e invade o cotidiano cinza das paredes, trazendo luz e cor à monotonia”, disse o professor.
Os muros da escola expressam material e fonte de pesquisa, pois são constituídos de imagens que revelam o contexto social, simbólico e representativo do universo dos jovens. A arte presente nos muros da escola é uma arte comprometida com a realidade social, política e ecológica, entre outros temas relevantes. Além disso, revela um universo lúdico, de sociabilidade e pertencimento.
“A ação visou promover a inclusão e o protagonismo dos estudantes por meio da leitura de obras literárias, provocando reflexões sobre os temas apresentados, desenvolvendo um senso crítico e proporcionando o encontro com elementos que não estão presentes no cotidiano deles”, disse Dassaieve Oliveira Cassiano Da Silva.
Durante todo o processo de leitura e escolha das obras literárias a serem trabalhadas até a realização da arte no muro da escola, foram escolhidos pelos estudantes os livros “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo; “O Menino do Pijama Listrado”, de John Boyne; “Malala: a menina que queria ir para escola”, de Adriana Carranca; “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; e o “Ódio Que Você Semeia”, de Angie Thomas.