Pipas deixam mais de 150 mil pessoas sem energia elétrica no ES

Pipas deixam mais de 150 mil pessoas sem energia elétrica no ES

Mais de 154 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Espírito Santo em 2024 por conta de acidentes com pipa, segundo a EDP.

No ano, foram registradas mais de 600 ocorrências que ocasionaram em interrupção de energia.

Ao longo de 2024, um levantamento feito pela concessionária de energia contabilizou um total de 647 ocorrências em todo o Espírito Santo, que afetaram residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e hospitais, por exemplo.

Nos municípios do Norte do Estado foram 62 ocorrências e 20 mil unidades comprometidas. Linhares teve metade destes casos.

EDP faz alerta

Por mais que o verão, as férias e o calor tragam dias perfeitos para soltar pipa, a EDP alerta para questões de segurança nessa prática.

Para evitar que a brincadeira se transforme em dor de cabeça, a distribuidora de energia do Espírito Santo reforça dicas de segurança voltadas à prevenção de acidentes com a rede elétrica.

As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação.

O uso de materiais metalizados nas rabiolas e no revestimento das pipas potencializa ainda mais os riscos.

Segundo a EDP, em alguns casos, os danos podem ser reparados por um processo automatizado e simplificado.

Porém, muitos casos precisam da presença de uma equipe no local para realizar a retirada da pipa, a limpeza da rede e o reparo dos danos. Durante a operação, o fornecimento de energia da região fica interrompido.