Portuários do ES paralisam atividades contra mudanças na legislação nacional
Os portuários do Espírito Santo paralisaram as atividades nos portos do estado nesta terça-feira (22) em protesto contra mudanças previstas na legislação portuária, que podem deixar milhares deles sem trabalho.
O movimento é nacional, conforme decisões de assembleias realizadas na última semana com as categorias em todo o país, e tem o apoio de entidades internacionais. Os trabalhadores estão concentrados, desde das 7h, em frente à entrada da Vports, em Capuaba, Vila Velha, onde acontece um ato político com faixas, cartazes e carro de som.
De acordo com o vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, a categoria quer chamar a atenção da sociedade para as ameaças aos trabalhadores portuários, entre outras alterações que vão impactar toda a comunidade portuária.
“Há um ano foi criada uma comissão de juristas para fazer uma proposta de mudança na lei de regulamentação, com isso os trabalhadores portuários deixam de ser reconhecidos. Chegamos a participar de algumas conversas, mas nenhuma das nossas reinvindicações foi contemplada”, aponta o vice-presidente.
A manifestação, organizada pela Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, acontece na véspera da apresentação do relatório da Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A previsão inicial é uma paralisação de 12h podendo se estender até a próxima quinta-feira (24), com decisão da plenário nacional na quarta (23).