Secretaria de Saúde alerta para aumento dos números de casos de dengue em Aracruz
Aracruz tem registrado um aumento expressivo de pessoas notificadas com suspeita de dengue. Mesmo com esse aumento, a secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) ressalta que essas mesmas pessoas notificadas não voltam para realizar o exame sorológico, o que é muito importante para o município realizar o rastreio epidemiológico da doença.
Diante desse cenário e com o objetivo de saber a real situação do município quanto às pessoas infectadas pela dengue, a Semsa montou uma equipe de monitoramento dessas notificações que também, atuarão nas ações de ligar e fazer contato com os pacientes para que o exame sorológico seja realizado.
“Muitas pessoas estão com os sintomas e não voltam para realizar o exame que constata a doença. É importante termos esse mapeamento com os resultados dos casos positivos de dengue em Aracruz, não apenas para que o tratamento adequado seja realizado, mas para que possamos ter o rastreio epidemiológico e descartar ou identificar se existe outra doença circulando de forma mascarada”, destacou Valquíria Scarpatti, Gerente de Vigilância Epidemiológica da prefeitura.
Por essa falta de informações, a Semsa não consegue identificar o motivo desse aumento atípico das notificações e nem desenvolver as ações específicas para o caso.