Mais de 300 mil pessoas sofre com doenças renais no ES
Celebrado este ano no dia 9 de março, o Dia Mundial do Rim traz uma série de alertas e tem por objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter com os rins. Tanto que um dado chama a atenção. Segundo o Ministério da Saúde, o Espírito Santo tem atualmente 302.262 pessoas portadoras de Doenças Renais Crônicas (DRC).
Atualmente, cerca de 2.900 pessoas encontram-se fazendo hemodiálise no Estado. O procedimento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. Ele é responsável por fazer a filtragem e a limpeza do sangue, removendo as toxinas, o excesso de água do organismo e fazendo o trabalho que o rim doente já não consegue fazer.
E em relação às internações hospitalares realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado registrou 5.208 internações em 2022.
Existem ainda outros problemas de saúde como malformações no aparelho urinário, e infecções de repetição, por exemplo, que também podem levar a um quadro mais severo de doença renal.
Conheça os cuidados e saiba como prevenir a doença renal
Adotar hábitos simples e saudáveis é fundamental para uma boa manutenção da saúde dos rins. "O ideal é manter-se sempre bem hidratado. Principalmente no calor. Consumir no mínimo 2 litros de água por dia. E mais: após os 30 anos de idade, fazer ao menos um vez por ano o exame de urina simples e a dosagem de creatinina no sangue", destaca Lauro Vasconcellos.
Lauro explica que a creatinina é uma substância produzida nos músculos. Portanto, uma pessoa que apresenta mais massa muscular, costuma ter um nível maior da substância que é eliminada pelos rins. Ela está presente no sangue e é eliminada pela urina.
Porém, quando ocorre um aumento no nível dela no sangue e a massa muscular está estabilizada, por exemplo, é sinal de que o rim está doente. De acordo com o nefrologista, o exame que mede os níveis dessa substância no organismo e até mais importante que o de colesterol. Inclusive, o tema da campanha desse ano é; “Saúde dos Rins (& exames de creatina) para todos”.
Como medidas de prevenção, a nefrologista e referência técnica da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde, Alice Pignaton Naseri, reforça a necessidade de adotar mudanças no estilo de vida. Veja:
1. Consumir alimentos saudáveis;
2. Diminuir o consumo de sal;
3. Beber bastante água;
4. Realizar exames de rotina;
5. Controlar os fatores de riscos das doenças.
Como saber se os rins estão funcionando adequadamente
Como mencionado anteriormente, para avaliar o funcionamento dos rins, é fundamental realizar regularmente a dosagem de creatinina no sangue, sendo por meio dela estimada a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) renal. É a melhor forma para descobrir precocemente se os rins estão funcionando bem.