Segundo Cesan, onda de calor reduz nível de água nos rios e afeta abastecimento
O Espírito Santo segue sob alerta de grande perigo para onda de calor até a próxima sexta-feira (17). Regiões do estado poderão marcar temperaturas de até 42ºC. O alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para onda de calor inclui riscos à saúde, devido a temperatura 5ºC acima da média.
Por conta do calor intenso, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) informou que os rios de captação para abastecimento dos 46 municípios atendidos pela Companhia, tiveram o nível de água reduzido. “Devido à forte onda de calor que atinge o Espírito Santo, os mananciais onde a Cesan capta água para abastecer a população sofreram queda acentuada e o fornecimento de água pode ser afetado”.
A Cesan pede que a população economize água e pratique o reúso. Para casos emergenciais, o abastecimento de água do município será complementado por caminhões-pipa. A Companhia se colocou à disposição a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115, 0800 095 2305 exclusivo para Aracruz ou pelo whatsapp (27) 3422-0115.
O calor dos últimos dias trouxe mudança significativas para os níveis de abastecimento de água no Espírito Santo. Na última segunda-feira (13), em nota a CESAN garantiu que, mesmo com inúmeros alertas de onda de calor para o Espírito Santo, o abastecimento de água não seria afetado e os níveis dos rios estavam em condições satisfatórias.