Aracruz desbanca a Grande Vitória na geração de empregos

Aracruz desbanca a Grande Vitória na geração de empregos

O Espírito Santo criou 4.296 novas vagas com carteira assinada em outubro, sendo o número a diferença entre as oportunidades que foram abertas e as demissões. Desse total, Aracruz, no Norte do Estado, foi o grande destaque na criação de empregos em outubro, com 1.209 novos postos de trabalho.

A indústria da cidade foi responsável por 1.021 contratações, o que corresponde a 84,4% das vagas geradas no município e a 23,8% no Estado durante o mês.

Com isso, Aracruz desbancou os municípios da Grande Vitória e teve o dobro de empregos de Vitória. A capital é a segunda no ranking, com 593 novos empregos com carteira assinada. Outro município de fora da região metropolitana que se destacou foi Itapemirim, tendo mais 537 empregos.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em todo o Estado, os setores que lideram as contratações são comércio (1.851), indústria (1.484) e serviços (1.193). Já os de construção civil e de agropecuária apresentaram saldos negativos, respectivamente, 67 e 167, ou seja, tiveram mais desligamentos que admissões. No mês, houve 28% de aumento nas vagas geradas em relação ao mesmo período do ano passado.