Sete municípios concentram 50% dos casos de Oropouche no ES

Sete municípios concentram 50% dos casos de Oropouche no ES

O Espírito Santo continua sendo o estado com maior número de casos de Febre do Oropouche no Brasil. Em 2025 já foram registrados 4.869 casos da doença. Os municípios de Muniz Freire, Afonso Cláudio, Pancas, São Roque do Canaã, Colatina, Santa Teresa e Domingos Martins concentram 50% dos registros.

Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira (26) pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, e pelo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

Tyago Hoffmann destacou que, em 2025, a equipe notificou 83 casos confirmados de Oropouche. “Na última semana, nós também tivemos uma tendência de queda. A redução das duas últimas semanas foi de 19% quando comparado à semana anterior”, relatou.

Apesar da redução de casos, o secretário alertou que os municípios de Muniz Freire, Afonso Cláudio, Pancas, São Roque, Colatina, Santa Teresa e Domingos Martins apresentaram uma incidência maior de casos nas últimas semanas, concentrando cerca de 50% dos casos confirmados no Estado.

Hoffmann pontuou ainda que o Espírito Santo tem cerca de 95% dos casos do Brasil de Febre do Oropouche. “Praticamente todos os casos brasileiros de febre Oropouche são aqui no território do Espírito Santo. No ano de 2024, nós tivemos 5.266 casos confirmados. Por isso essa redução de 19% em relação ao ano anterior. Nós estamos com 4.869 (casos)”, reforçou.