Setor de rochas ornamentais movimenta a economia capixaba
Maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, o Espírito Santo é destaque nos mercados nacional e internacional e a desburocratização de novos negócios está na pauta no Governo do Estado. Nesta terça-feira (30), os resultados que o setor obteve e os avanços da economia capixaba foram abordados pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, durante a abertura da Vitória Stone Fair, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Durante o evento de abertura da feira foi anunciada a edição de um decreto que altera o Regulamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (RICMS) para simplificar as obrigações acessórias de empresas do setor de rochas ornamentais situadas no Estado, em mais uma iniciativa do Governo do Estado na busca pela desburocratização de processos.
Ao todo, o evento terá 250 marcas expositoras, reunindo gigantes da extração e beneficiamento de rochas naturais, além de empresas de equipamentos, máquinas, insumos e tecnologias de todo o mundo. Com um histórico de crescimento significativo, a Vitória Stone Fair registrou um aumento de 15% na movimentação de visitantes no ano passado.
Diante do cenário global, a feira assume um papel crucial como o evento de referência em pedras naturais nas Américas. Com o Brasil sendo o quarto maior produtor e o quinto maior exportador de rochas ornamentais no mundo, a indústria brasileira, composta por 12.200 empresas, encontra no Espírito Santo seu principal polo, responsável por 81,67% das exportações do país em valor e volume. Apesar dos desafios enfrentados em 2023, o setor capixaba de rochas ornamentais se mantém sólido, registrando 1,3 milhão de toneladas em exportações, correspondendo a US$ 914 milhões