Triathlon reunirá atletas da américa do sul em Aracruz
Cerca de 200 atletas são esperados em Aracruz para participarem do Ironcruz Portocel Endurance Triathlon. A prova será no dia 17 de junho, em Barra do Sahy, e Esta será a terceira edição do evento, que é uma das principais provas da modalidade no Espírito Santo e contribui para colocar o município de Aracruz no cenário do triathlon nacional.
Faltam cerca de 40 dias para os atletas entrarem no mar e na pista para a competição, que tem 1.700 m de natação, 60 km de bike (sem vácuo) e 15 km de corrida. Esta será a terceira edição do evento que, este ano, chega com nova opção: o Fast Ironcruz Portocel, com distâncias menores. São 850 m de natação em mar aberto, 35 km de bike e 6 km de corrida.
Entre os grandes nomes do triathlon que já confirmaram presença na competição estão: Danilo Pimentel, campeão da 2ª edição do Ironcruz Portocel em 2022; Santiago Ascenço, que conquistou o 2º lugar; Diogo Sclebin, atleta olímpico e 3º lugar no Ironcruz Portocel 2022; além de Reinaldo Colucci, Igor Amorelli, Luis Ohde e o chileno Nico Saez.
Entre as mulheres, as atletas de elite já confirmadas incluem: Bruna Stolf, campeã do Ironcruz Portocel 2022; Pietra Picolo, que conquistou a 2ª colocação; e Luma Guillen, atleta que ficou com a 3ª posição no Ironcruz Portocel 2022. A competição ainda terá a capixaba Pamella Oliveira, atleta olímpica e prata da casa, Mary Ortega, Mariana Andrade, Georgia Zattar, Gisele Bertucci, Fernanda Penkal e Lilian Vidal.
Em linha com as tradições locais, os vencedores nas categorias masculina e feminina levam para casa, além da premiação e troféu, um cocar indígena especialmente confeccionado para a ocasião. Aracruz é o único município capixaba que abriga aldeias indígenas e um dos objetivos do evento é dar visibilidade a essa particularidade da região.