Criminosos se passam por Vereadores de Aracruz em golpe do WhatsApp
O Vereador de Aracruz Elizeu Costa (Rede) vai registrar boletim de ocorrência nesta terça-feira (09) na Polícia Civil, após ser vítima de criminosos, que agem pelo aplicativo de mensagens Whats App. O próprio Parlamentar foi uma das vítimas de um golpista que se passou por ele pedindo dinheiro por meio de transferências bancárias.
O fato também ocorreu com os Vereadores José Gomes do Santos, o Lula (DC) e Etienne Coutinho (CIDADANIA), que se pronunciaram em suas redes sociais.
A ação criminosa tem um fator em comum: o golpista que se passa pelo vereador alega que está com um número novo de telefone e que precisa com urgência efetivar o pagamento de uma conta. Depois, pede uma ‘ajuda’ e diz que devolve o dinheiro solicitado assim que os problemas na conta bancária dele forem resolvidos.
Segundo a polícia, nesse tipo de prática criminosa o autor se aproveita da boa vontade e da relação de confiança da vítima para se beneficiar.
Alguns vereadores estão em campanhas em suas redes sociais para alertar para a prática do golpe. A recomendação é para que qualquer pessoa que receber uma mensagem de um número que se identifica como sendo de um parlamentar, deve estar atento, principalmente, quando o contato é para pedir dinheiro.