50 mil no ES têm desconto indevido nas aposentadorias

Uma auditoria realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou que, entre janeiro de 2023 e maio do ano passado, houve desconto indevido de R$ 45,5 milhões em benefícios previdenciários.
No total, 1 milhão de pessoas solicitaram a exclusão dos descontos, alegando que não o autorizaram. Dessas, 50 mil são no Estado.
Esse dado foi obtido por meio de especialistas em Direito Previdenciário no Estado. Ao todo, são 7,6 milhões de aposentados e pensionistas no País que são cadastrados para descontos no pagamento por sindicatos e associações.
Ação pede indenização bilionária
Denunciando esquema que descontava valores mensais não autorizados da aposentadoria de milhões de beneficiários no Brasil, a Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal de Vitória.
A ação — movida contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e outras 33 associações — pede a devolução integral de valores descontados indevidamente dos aposentados, além indenização bilionária por danos morais e materiais individuais e coletivos e sociais.
Na ação, a Abradeb acusa o INSS de omissão, negligência e conivência com a perpetuação da fraude.