50 mil no ES têm desconto indevido nas aposentadorias

50 mil no ES têm desconto indevido nas aposentadorias

Uma auditoria realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou que, entre janeiro de 2023 e maio do ano passado, houve desconto indevido de R$ 45,5 milhões em benefícios previdenciários.

No total, 1 milhão de pessoas solicitaram a exclusão dos descontos, alegando que não o autorizaram. Dessas, 50 mil são no Estado.

Esse dado foi obtido por meio de especialistas em Direito Previdenciário no Estado. Ao todo, são 7,6 milhões de aposentados e pensionistas no País que são cadastrados para descontos no pagamento por sindicatos e associações.

Ação pede indenização bilionária

Denunciando esquema que descontava valores mensais não autorizados da aposentadoria de milhões de beneficiários no Brasil, a Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal de Vitória.

A ação — movida contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e outras 33 associações — pede a devolução integral de valores descontados indevidamente dos aposentados, além indenização bilionária por danos morais e materiais individuais e coletivos e sociais.

Na ação, a Abradeb acusa o INSS de omissão, negligência e conivência com a perpetuação da fraude.